A cultura de paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento em base cotidiana, uma cultura que respeita todos os direitos individuais – o princípio do pluralismo, que assegura e sustenta a liberdade de opinião – e que se empenha em prevenir conflitos resolvendo-os em suas fontes, que englobam novas ameaças para a paz e para a segurança como exclusão, pobreza extrema e degradação ambiental. A Cultura de Paz procura resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de forma a tornar a violência inviável.
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
O mundo precisa de paz para que tenhamos mais justiça social e pessoas mais felizes em uma sociedade cada vez mais saudável. Todos querem a paz, e ela é conquistada desde pequenos atos, através de um simples obrigado.
sábado, 6 de fevereiro de 2016
AULA NA RUA: ESCOLA PROTAGONIZANDO A PAZ.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário