O Brasil é um país com uma grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituíam a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros trazidos da África, infelizmente, para serem utilizados no trabalho escravo.
Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil passando a ser formar a princípio três grupos étnicos: mulato (branco+negro), caboclo ou mameluco (branco+índio) e cafuzo (índio+negro). Hoje podemos perceber uma diversidade de fenótipos na população brasileira dando a entender que a identidade do nosso povo jamais pode ser identificada pela cor da pele. Somos uma mistura de etnias e como já dizia Bob Marley que enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra.
Nos da EREMJAO percebendo a urgência de romper com as barreiras do preconceito étnico que apesar de sutil ainda está muito acirrado em nossa sociedade, elaboramos o projeto: Diversidade cultural: A identidade do nosso povo e após vivenciamos as ações previstas, em nosso cotidiano escolar culminamos na I Mostra cultural: EREMJAO em 22 de novembro de 2011. Confira as evidências.
domingo, 25 de novembro de 2012
Diversidade Cultural: A identidade do nosso povo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário