quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dicas para se sair bem na avaliação do Enem



Neste final de semana, dias 3 e 4 de novembro, cerca de 5,7 milhões de educandos colocarão à prova seus conhecimentos na edição 2012 no Enem (Exame nacional do ensino médio). Ao todo serão dez horas de prova (quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo) e mais de 300 questões – cerca de 50 perguntas por área. Segue algumas dicas que poderão ajudar os estudantes a sair-se bem na prova:



  •          Reserve um dia especificamente para produzir textos, sempre verificando os critérios da redação do Enem. Logo que terminar  faça uma leitura cuidadosa do texto finalizado e peça para alguém lê e contar o que entendeu.
  •          Verifique se já domina as diferentes linguagens, ou seja, se já saber ler e interpretar informações de diferentes formas, que podem ser apresentadas como charge, tirinha, imagem publicitária, poema, crônica, leitura de mapas, gráficos e tabelas. Além disso, você de  observar se compreende claramente. 
  •          Os temas propostos nas provas do Enem estão diretamente relacionados ao universo do jovem. Então, a principal dica para se obter um bom rendimento na avaliação é estar “ligado” em questões de atualidades que acontecem no Brasil e no mundo. “É importante ter conhecimento geral do assunto, saber posicionar-se em relação a ele e argumentar coerentemente para convencer o leitor”.
  •          Dê uma olhada nos temas proposto por alguns educadores na Web:  A saúde no Brasil; Esporte e cidadania – Brasil como sede dos eventos esportivos; A violência e o jovem – escola, trânsito e drogas; O jovem e a tecnologia – multitarefa e invasão de privacidade; Questões energéticas – produção de energia hidrelétrica e usina de Belo Monte e Questões ambientais – Rio +20 e Código Florestal Brasileiro.
  •          Desenvolva estratégias para controlar a ansiedade esta poderá lhe causar mal estar insônia e até lapso de esquecimento na hora da prova.


  Sugestões para facilitar a elaboração da redação:

  •         Para ajudá-lo a organizar as ideias e argumentos que deseja expor em seu texto você pode fazer uma lista com cada idem na ordem correta para que façam sentido e tenham coerência.
  •         Conforme você for desenvolvendo seu texto irá perceber que certos itens de sua lista irão ser descartados. Para facilitar esse processo, faça a lista de maneira que aqueles mais importantes estejam em primeiro lugar e os menos importantes, que podem ser rejeitados, em último lugar.
  •         Tenha argumentos sólidos, ou seja, fundamentados em dados científicos ou teóricos da literatura.
  •          Faça citações de autores e obras ou de artigos científicos relacionados ao tema que podem enriquecer sua escrita e demonstrar conhecimento mais aprofundado.
  •         Cuidado com repetições de ideias ou palavras elas empobrecem o seu texto.
  •         Fuja dos clichês, ou seja,  Evite expressões como “Desde os primórdios da humanidade”, “Importância vital”, “Caixinha de surpresas”, “Abrir com chave de ouro”, entre outras. Sua intenção pode ser positiva, mas o avaliador entenderá como um recurso para “encher linguiça”.
  • ·         Revise, não escreva sua redação na última hora da prova. Procure fazê-la antes de responder as outras questões de forma que você possa revisá-la depois, antes de entregar. Isso permite que você identifique erros gramaticais ou de raciocínio e faça uma edição final do texto.


  
  Fonte: Universal Brasil e http://www.inteligemcia.com.br

   

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...