A Escola parabeniza aos nossos alunos que foram aprovados no Programa Ganhe o Mundo da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
O Programa, implantado em novembro de 2011 em 273 escolas estaduais, oferecia curso de Inglês e Espanhol e uma estadia de seis meses nos países Canadá, EUA, Nova Zelândia e Reino Unido. O intercâmbio era direcionado aos mil alunos que conseguissem a melhor nota na avliação do curso. Nossas águias que transpuseram os limites desse programa irão voar para o Canadá e Estados Unidos em agosto de 2012.
Ainda damos maior congratulates a professora Elenice Cerqueira por ser a responsável por esse desempenho dos alunos no curso.
Por que comemoramos o Dia do Índio em 19 de abril?
O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5.540. A data relembra o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México por várias lideranças governamentais da América em 1943.
A maioria dos chefes indígenas, embora convidados, boicotaram os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos índios do Continente Americano.
Neste 19 de abril de 2012 nossa escola vivenciou o projeto " A influência do índio na formação da sociedade brasileira " Tendo como enfoque a história de luta por identidade étnica dos índios Trukas (aldeia localizada em nosso município).
Veja como a Escola Jacob vivenciou as ações do projeto:
Palestra com o secretário de assuntos indígenas,
representente do povo Truka,
sobre a história de luta por identidade étnica dos índios Trukas.
Reflexões sobre o cotidiano da mulher indígena
Palestra com aluno Danielsom José,
aluno pesquisador do patrimônio indígena do nosso município.
Manifestação cultural indígena, o Toré, com indios e alunas do 1º A, B, C e D.
O toré é uma manifestação cultural indígena de agradecimento pelas colheitas, nascimentos ou datas importantes que precisam ser relembradas na aldeia. Essas manifestações ocorrem sempre as terças e sábados e é presidida pelo cacique, autoridade máxima da aldeia.
Obs.: A história dos Indios Trukas se encontra na página das produções discentes:
A escola que assumimos é um espaço no qual as pessoas podem dialogar, pensar, duvidar, discutir saberes, onde há lugar para criar, colaborar, discordar e transformar. Uma escola autônoma onde todos os envolvidos possam pensar, refletir e avaliar o processo de construção do conhecimento, que não deve ser tratado de forma dogmática e esvaziada de significado.